sábado, 9 de junho de 2012

Os gringos, suas músicas e características.

Dando continuidade ao post sobre a formosa maneira como os gringos sambam, compartilho a análise feita por um antigo companheiro de trabalho em relação a como as músicas de cada país influenciam a forma de ser de seus habitantes.

Comecemos pelo Brasil. Aqui o povo é alegre, descontraído e é por isso que a gringalhada gosta deste lugar e perde a cabeça quando chega aqui (além da carteira, dinheiro, câmera, cartão de crédito...). E o samba é um estilo musical exatamente igual, razão pela qual os brasileiros adotaram para si essas características.



Baixando um pouco a terra dos hermanos, o tango argentino é uma dança forte, pois representa o espírito e o temperamento do povo de lá tão conhecido pelos latino-americanos por irem às ruas protestar e bater panelas (ou seria cuias de erva mate?).



Subindo à terra dos yankees, temos o rap e o hip-hop tão cultuados pela galerinha jovem que não deve entender um caralho do que falam os negões cheios de gírias. Afinal, o que mais chama a atenção neles são o estilo de vida que têm, além das roupas, cordões de ouro ou prata em formato de $, entre outros apetrechos que impulsionam o consumo, típica característica do centro do capitalismo mundial: Estados Unidos da América.



Partindo para a Europa, mais precisamente para a terra de nossos ex-colonizadores, encontramos o fado português. Esse é um estilo de música triste, melancólico como todo português. Duvida? Pois, dê "bom dia" a um gajo para ver se ele não responde algo como: "bom dia sim...mas, parece que vai chover".



E terminando nosso tour musical, chegamos no Japão, terra dos samurais e da música enka, também conhecido como "brega japonês". Aos que não conhecem, trata-se daquele tradicional estilo de música em que os cantores parecem estar cagando. Apesar disso, é uma música calma como os japoneses costumam ser. 



Quem lembrar de outros exemplos, pode por nos comentários. E quem lembrar de boas músicas nacionais, não apenas coloquem nos comentários, mas divulguem pelo mundo afora para que os gringos parem de ouvir e cantar merdas como por exemplo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário