domingo, 3 de junho de 2012

O peruano da Baixada!


Muitos turistas costumam chegar ao Rio sem ter reserva em hotéis. Isso pode ser arriscadoo em períodos de alta temporada e feriados pelos hotéis estarem lotados. Mas, tudo bem. Afinal, o que não falta aqui são profissionais dispostos a oferecer ao gringo estadia, excursões assim como todas as bizarrices que a cidade maravilhosa pode oferecer.

E a coisa já começa no próprio aeroporto. Certa vez, um peruano desembarcou totalmente desbaratinado com aquele ar de "onde estou, quem sou eu, ond está Wally". Isso é uma tentação para taxistas e afins que fazem de tudo para tentar arrancar algum capilé do muchacho.
Ele estava esperando os amigos para então alugar um apartamento em Copacabana ou Ipanema. Mas, os amigos só chegariam dentro de dois dias. Portanto, o peruano, que estava na casa dos sessenta anos, disse que se conformaria em ficar numa pousada até que chegassem seus companheiros. Foi então que um taxista, muito malandramente, o propôs ficar na casa de sua família que era grande e tinha um quartinho de empregada (que, pela descrição do meliante, deve ser menor que o banheiro aqui de casa).

E se vocês pensam que a família do sujeito morava numa cobertura na Vieira Souto com vista de frente para o mar, estão redonda e quadramente enganados. O peruano foi levado pelo taxista para passar uma excelente estadia em Belfort Roxo!

"Pero, no és lejos de la playa?" - perguntou o muchacho. "Solo un poquito." - respondeu o taxista que cobrou cem miguélis pela diária no município da Baixada Fluminense.

Os amigos, afinal, acabaram não vindo e o cara decidiu ficar por lá mesmo durante toda a estadia. Ao invés de levá-lo para conhecer o Cristo e o Pão-de-Açúcar, o levaram para andar de trêm e o fizeram carregar as compras do mercadão que eram muito pesadas.
E assim nosso hermano sul americano regressou de lá diretamente para Lima. E agora fico imaginando o diálogo dele com outros amigos que tenham um dia vindo ao Rio:
 - Cuando me fue a Rio, estuve en Copacabana. Y tu?
- Yo estuve en Ipanema, y tu?
- En BELFORT ROXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário